17 de dezembro de 2015

A alma da Arquitetura: Iluminação!



Olá Pessoal hoje vou falar sobre iluminação. Como sugere o título, a iluminação é a alma da arquitetura, sem ela a arquitetura não teria a grandiosidade que nos encanta. Seja ela natural ou artificial sempre nos proporciona um olhar diferenciado para a edificação. Na arquitetura de interior a iluminação é imprescindível, pois apenas a iluminação artificial  proporciona toda a beleza do ambiente.  


Fonte: arquiteturaurbanismotodos.org.br
Sempre que o Arquiteto e o Design projeta um espaço ele pensa na iluminação, seja ela funcional, ou estética. A iluminação por mais sensação estética que ela proporciona ao espaço, ela possui funcionalidade, ninguém gosta de ficar em um ambiente escuro. Uma boa iluminação torna o lugar saudável e seguro. 

Fonte: www.ecoeficientes.com.br
A iluminação é divisor de espaços, tornando-se distinta em espaços comerciais, residenciais e corporativos. 

Fonte: www.cliquearquitetura.com.br
A iluminação residencial, tem o objetivo de trazer um ambiente confortável, aconchegante e bonito. 

Fonte: www.i-lumes.com.br
 Já o ambiente comercial, o objetivo é vendar a mercadoria, tanto no setor de luxo, quanto no setor popular. Uma boa iluminação direciona o olhar do comprador , pois valoriza a mercadoria. 

Fonte: casa3.com.br
A iluminação corporativa, tem o objetivo de tornar o ambiente de trabalho produtivo, trazendo maior conforto para funcionários. 

Fonte: www.forumdaconstrucao.com.br
Para o efeito da iluminação esperado, claro que o arquiteto faz PROJETO LUMINOTÉCNICO.  Existe algumas etapas do projeto, que são: o layout luminotécnico, a especificação da lâmpada e a luminária. 

Layout luminotécnico 

O projeto de iluminação possui várias etapas:

1) Levantamento das atividades do local, as dimensões físicas, o layout propostos, materiais utilizados no espaço e a condição da rede elétrica;

2) Objetivo da iluminação e dos efeitos que pretende alcançar, em função do ambiente que for projetar;

3) A escolha das lâmpadas;

4) Influencia da qualidade da Iluminação;

Fonte: pointdaarquitetura.blogspot.com
As lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, proporcionando conforto visual.

Fonte: huntertradeiluminacao.wordpress.com
Em ambientes íntimos a melhor escolha é a iluminação quente, pois traz conforto e torna o ambiente aconchegante. 

Fonte: mouseaobra.com.br
Em ambiente de trabalho a melhor opção é a iluminação fria. Pois você consegue não ter sombras e enxergar com maior nitidez os objetos.Cozinhas, sala de estudos são lugares ideais para esse tipo de iluminação. 


A figura mostra como percebemos o espaço com as diferentes tipos de lâmpadas, podemos entender que existe uma diferença na imagem que cada temperatura de cor proporciona ao nosso olhar. Por isso devemos saber qual o objetivo da iluminação e o efeito desejado. 

Pessoal espero que o blog tenha contribuído um pouco para o entendimento da função da iluminação na nossa vida.

Até a próxima!

Se gostou compartilhe!! Bjo