![]() |
Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/ |
Olá pessoal hoje eu vou falar sobre um assunto que é pouco comentado, porém muito importante para que possamos ter qualidade de vida, a ciência da Ergonomia. ERGONOMIA é o estudo entre a interação das pessoas com os elementos que o cercam. Os métodos projetuais utilizados pelos profissionais são para facilitar e melhorar a vida cotidiana. O estudo da ergonomia é muito amplo, por isso, nesta postagem vou particularizar esse assunto na área de arquitetura de interiores.
SALA
![]() |
Fonte: http://casa.abril.com.br |
Na sala é sempre bom colocar a porta de entrada com uma medida no mínimo de 80 cm, pois esse comprimento facilita a passagem de móveis maiores, outra vantagem é que um cadeirante pode passar pela porta sem muitas dificuldades.
A circulação mínima deve ser de 60 cm para que seja confortável a passagem.
Já na sala estar observamos que os espaços de circulação são menores, 40 cm, esse é o valor mínimo de passagem.
COZINHA
Normalmente as portas de banheiro de 60 cm, entretanto a melhor escolha é fazer uma porta de 80 cm, para que um cadeirante passe, pessoal vamos ser solidários. Para isso faz uma pia de 48 cm.
O vaso sanitário recomenda-se ter uma distância mínima de 30 cm dos elementos lindeiros, assim pode colocar uma lixeira e uma papeleira.
A largura do box do banheiro deve ter no mínimo de 90 cm, para que o morador possa ensaboar, agachar e lavar os cabelos.
PISCINAS
![]() |
Fonte: http://assimeugosto.com/ |
A piscina devemos ter muito cuidado na hora de projetar. Por isso existem medidas padrão para evitar acidentes.
Pessoal, a Ergonomia é uma ciência vasta para uma pequena postagem, mas espero que tenha contribuído. Na hora de fazer um ambiente sempre devemos de fazê-lo confortável e ergonômica. Qualidade de vida sempre!
Se gostou compartilha!
FONTE:
Textos e imagens baseados no site: http://casa.abril.com.br/