18 de janeiro de 2017

O que é Granito e Mármore?



Fonte: http://casaeconstrucao.org/pedras/marmore-carrara-tudo-sobre/


Olá pessoal, voltei a escrever no blog. Eba!!!! Para esse retorno eu vou falar das rochas naturais: o Granito e  o Mármore. Muitas pessoas as confundem, porque não sabem ao certo qual delas pode ser ideal para determinado ambiente, ou mesmo porque não sabem quais são as diferenças entre elas e quais são os estilos que existem. Então vamos começar a conhecer esses revestimentos incríveis, let's play!

GRANITO



O Granito é uma rocha ígnea* que é muito usada como material de construção. Suas propriedades são a dureza, baixa porosidade, baixa permeabilidade e estabilidade térmica. 





A dureza do granito o define como excelentes balcões, pois, pode  resistir a altas pressões e  a diversos elementos. A estabilidade térmica que o granito possui impede que ele se danifique e sofra erosão devido às mudanças drásticas de temperatura.


Outra propriedade que é muito importante do granito é que ele é impermeável à erosão química e manchas, ou seja, você pode fazer um suco de limão em cima da sua linda bancada de granito.

MÁRMORE 




O Mármore é uma rocha metamórfica*que dependendo de seus minerais apresenta variadas colorações. O Mármore é usado em decorações, escultura e confecções de objetos ornamentais.


O Ideal de usar o mármore são em áreas internas, pisos de baixo tráfego, paredes e móveis onde não tenha contato com produtos químicos, pois elas são porosas, quando não polidas. Elas são muito resistentes a choque e intempéries.   




Então nessa postagem quis trazer um breve esclarecimento sobre que são essas rochas as quais fazem parte do nosso cotidiano e sempre ficamos na dúvida quais delas comprar e onde colocar. Em outra postagem vou falar dos tipos de granitos e mármores e quais as diferença entre seus preços. Espero que tenha esclarecido, até a próxima!!

*As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”. Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. As rochas magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.

*Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.

Fonte: 

Texto


http://www.ehow.com.br/propriedades-tipos-granito-info_159594/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/marmore.htm

http://faculdadeinap.edu.br/materiais_didaticos_disciplinas/materiais%20e%20tecnologia/rochas_marmores_e_granitos.pdf

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rochas-Igneas.htm

https://www.vivadecora.com.br/foto/114144/lavabo-sofisticado-em-marmore-travertino-e-papel-de-parede-em-seda-na-cor-berinjela

Imagens

http://parquesantaines298.blogspot.com.br/2015/07/bancadas-oi-meus-queridos-tudo-certinho.html

http://www.magmapedras.com.br/piso-de-granito/piso-de-granito-ornamental/empresa-de-pisos-de-granito-para-area-externa-no-ipiranga

http://www.dutramarmoraria.com.br/cat007.html

http://blog.decoradornet.com.br/visita-intima-a-casa-de-kelly-klein-em-palm-beach/