19 de dezembro de 2015

Etapas de um Projeto Arquitetônico!

São Paulo


Olá pessoal hoje vou falar a respeito das etapas de projeto de arquitetura, que são: Levantamentos de dados, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto executivo. Esse tema está super em alta, pois o CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo) está fazendo campanha para que o governo aprove o projeto de lei, em que,  as empreiteiras que participarem de licitações feitas pelo governo apresentem o anteprojeto e o projeto executivo. Assim todas as etapas do projeto devem ser bem explicada, para que não tenha superfaturamento das obras. Essas etapas de projeto não se encaixa apenas em projetos governamentais, mais também para os projetos, prediais, residênciais, comerciais e corporativos. 

LEVANTAMENTO DE DADOS


Nessa etapa o profissional de arquitetura deve observar vários aspectos apresentados pelo cliente. Deve-se observar os objetivos da construção, os recursos disponíveis, o padrão construtivo, quais atividades que serão desenvolvidas no projeto proposto, quais os móveis que serão necessários para os ambientes. 

São Paulo


Também é analisado os aspectos do terreno, tais como, escritura atualizada, levantamento topográfico, ventilação, insolação, padrão arquitetônico do lugar. Outro aspecto que deve ser analisado nessa etapa é a legislação local. 

ESTUDO PRELIMINAR

São Paulo

Nessa etapa o arquiteto deverá apresentar a idealização do projeto, através das plantas baixas de todos os pavimentos, quadro de áreas dos cômodos projetados, perspectivas, demostrando ao cliente como é vislumbrado o projeto.

ANTEPROJETO

São Paulo


Nessa etapa é a aprovação do estudo do projeto preliminar, aqui já começa a se pensar em conforto ambiental ( iluminação, insolação e tratamento acústico). Também pensa-se na tecnologia utilizada, como o sistema construtivo ( estrutura metálica, alvenaria entre outros), instalação elétrica, instalação hidráulica. Outro aspecto a se observar é o padrão desejado para a construção, assim já dá para saber se a construção ficará cara!
O objetivo final desta etapa é fechar as informações básicas do projeto, para que se torne possível fazer estimativas de custos, contratar os projetos complementares (hidráulica, elétrica, estrutura, interiores, etc.), e iniciar as plantas de prefeitura.

O Arquiteto entrega nessa fase para o cliente:

Planta de situação que contém a orientação em relação ao norte e quadros de áreas / Plantas dos pavimentos contendo desenho de pilares, equipamentos (elevadores, ar condicionado), alturas de piso a piso / Cortes esquemáticos contendo altura de piso a piso, indicação de forros, pé direito, pré-dimensionamento de lajes e vigas.
PROJETO LEGAL
Belo Horizonte

Nessa etapa o arquiteto recolhe todas as informações necessárias para dá entrada com o projeto na prefeitura. 
PROJETO EXECUTIVO
Belo Horizonte

Essa é a última fase que já começa a especificar todos os elementos para a execução da obra. Nessa fase divide-se em outras 2 fases:
A fase de pré executivo: Essa fase é a que se compatibiliza o projeto arquitetônico, com os projetos complementares.
A fase do executivo: Projeto já com a planta contendo todos os projetos compatibilizado, que vai para a obra. Nessa planta deve conter: 
Plantas baixas de todos os níveis contendo por exemplo, indicação de bancadas, soleiras, pingadeiras, esquadrias, corrimão, etc. / Planta de forro com representação específica e completa das luminárias e pontos de iluminação/ Cortes/ Fachadas com a especificação dos materiais (marca, cor e referência), dos vidros e das esquadrias/ Caderno com detalhes de execução para áreas molhadas (louças e metais), escadas e rampas, esquadrias/ Detalhes construtivos demonstrando por exemplo detalhes de rufos e calhas, impermeabilização,  e arremates de materiais (soleiras, rodapés e revestimentos.
Belo Horizonte

Então pessoal, falei um pouco da etapa de projeto arquitetônico. como podem ver todas as etapas são importantes, tanto para o entendimento do cliente, quanto para a organização do arquiteto.
Espero que tenha esclarecido um pouco. 
O texto foi baseado no site: http://www.arestoarquitetura.com.br/
Se gostou compartilha!