14 de fevereiro de 2017

Um detalhe importante: O rejunte!

Fonte: Leroy Merlin


Muitas vezes ficamos eufóricos na escolha dos revestimentos cerâmicos e azulejos quando fazemos reformas ou obra nova, ao ponto de não dar muita importância ao detalhe importante, o rejunte. Na publicação de hoje vou explicar a função do rejunte, quais tipos existem, quais suas propriedades e a diferença de preço entre eles. 

Fonte: Portobello
O rejunte é colocado como uma função estética  em relação ao piso e ao azulejo, preenchendo as juntas entre as placas, garantindo a uniformização superficial. A capacidade de estanqueidade, evita a penetração de água e umidade, tornando assim, o revestimento mais salubre.

Fonte: Blog - Joli
Outra função importante é a maleabilidade que o rejunte possui proporcionando alívio de tensões para o plano revestido. Isso facilita a troca de placas quando há necessidade de manutenção. O rejunte também é utilizado para compensar irregularidades dimensionadas das placas, facilitando o alinhamento.

Fonte: Pinterest
Existem quatro tipos de rejunte: Rejunte Cimentício para porcelanato, Rejunte cimentício para cerâmica, Rejunte epóxi e Rejunte acrílico.

·         Rejunte cimentícios é composto de Cimento + agregados minerais (areia fina) + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte acrílico é composto de uma resina acrílica + cimento + agregados minerais + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte epóxi é composto de um produto biocomponente de resina epóxi e catalisador (que provoca endurecimento da massa);

Fonte: Pinterest - Rejunte Cimentício

Fonte: Quartzolit - Rejunte acrílico
Fonte: You Tube- Rejunte Epoxi
As formas de escolha do rejunte são muitas; você pode optar pela a cor,  escolhendo qual rejunte combina com seu piso, realizando diversas combinações muito bacanas.

Fonte: Comprando meu Ape

Outra forma de escolha é em qual ambiente você irá utilizá-lo. Todos os tipos de rejunte podem ser colocados, tanto em áreas externas quanto internas. Os rejuntes do tipo epóxi são indicados em áreas que possuem intenso contato com água e produtos químicos como piscinas e fachadas. Apenas para as pastilhas inox, metalizadas e espelhadas é que existe um tipo de resina especial para não arranhar as peças.

Fonte: Casa de Amados

O tamanho da junta também influencia na escolha do rejunte. Os rejuntes cimentícios são indicados para juntas maiores, já o acrílico e o epóxi são indicados para juntas menores.
Há diferença de preço entre os tipos de rejuntes, o cimentícios são mais baratos, pois são mais rugosos e ásperos que os  de epóxi e acrílicos. 

Fonte: Betadecora
Pessoal, hoje fiz uma síntese dos principais tipos de rejuntes, claro que para cada um existem diversas especificidades, que devem ser sempre pesquisadas na hora da compra do produto a ser utilizado. Sempre fique atento aos rótulos dos fabricantes e não tenha preguiça de pesquisar. Outra dica importante é ver o serviço do profissional envolvido, pois existe uma forma correta de aplicação para cada produto, se não houver cuidado na aplicação pode manchar a peça e até  mesmo perdê-las.
Aquele abraço, qualquer dúvida, por favor, me contate, deixe sua dica e opinião e se gostou compartilhe.
Abraços e até a próxima.


Fonte: engenheironocanteiro.com.br/
leroymerlin.com.br/