20 de fevereiro de 2017

conforto e aconchego que uma casa de praia merece

Fonte: kikagontijohome
Olá pessoal, hoje vou falar sobre arquitetura de praia. Como está chegando a época de carnaval e muitas pessoas vão passar o feriadão na região litorânea,  na hora de escolher uma casa para alugar é bom observar alguns elementos arquitetônicos que ajudam no bem estar e conforto da estadia.
Também esse post vai dar algumas dicas para quem quer construir uma casa na praia, já que um projeto bem feito, evita muitos aborrecimentos futuros.

Então vamos lá!
Fonte: vivaocondominio
Para fazer um projeto na região litorânea existem três fatores que devem ser levados em conta: a maresia, a umidade e a temperatura. Esses são determinantes no projeto da casa tão sonhada.
O primeiro elemento que deve se evitar neste tipo de  construção são as esquadrias (portas e janelas) de ferro, com o calor e a maresia elas vão enferrujar. A melhor escolha seria o PVC e, ou o alumínio. 
Fonte: revistasuacasa.arq.br
O segundo elemento que deve ser descartado são revestimentos que desbotam com facilidade, esse  cuidado deve ser levado em consideração por conta da radiação solar intensa da região litorânea. A madeira é um elemento a ser evitado, pois ela facilmente desbota, no entanto esse processo de desbotamento pode ser evitado com uso de um selante específico. Recomendo evitar pisos esmaltados, eles são facilmente danificados devido a areia da praia. A melhor dica  é usar pisos frios como cerâmicas e porcelanato. 
Fonte: www.mundodastribos.com
Outro elemento que é essencial no projeto de uma casa na praia é a ventilação cruzada, esse tipo de estratégia evita mofo e o desconforto com o calor. O ideal é colocar grandes janelas e portas e um pé direito alto, pois ajudam no arejamento da casa.
Uma dica bacana  é colocar uma ducha na entrada da casa, para que as pessoas não  entrem com areia nos pés. 
Fonte: arkpad.com.br
Uma sugestão superimportante é uso de varandas, elas evitam que o sol incida diretamente no ambiente interno, além de proporcionar lugares de estar com os amigos e familiares.  Grandes vidraças são muito importantes, pois clareiam o ambiente e permitem que o calor do sol evite fungos e mofos.
Fonte: Youtube
A decoração deve sempre ser pensada com tecidos impermeáveis e sintéticos. Use e abuse de cores claras e vibrantes, e por fim se você puder colocar um jardim sua casa será um paraíso.  
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Hoje dei algumas dicas para quem vai construir e para quem vai alugar uma casa na praia. Observem esses detalhes, pois, eles vão trazer todo o conforto e aconchego que uma casa de praia merece.

Gostou?! Comente e compartilhe.
Até a próxima

Fonte do texto: delas.ig.com.br/casa/arquitetura/

14 de fevereiro de 2017

Um detalhe importante: O rejunte!

Fonte: Leroy Merlin


Muitas vezes ficamos eufóricos na escolha dos revestimentos cerâmicos e azulejos quando fazemos reformas ou obra nova, ao ponto de não dar muita importância ao detalhe importante, o rejunte. Na publicação de hoje vou explicar a função do rejunte, quais tipos existem, quais suas propriedades e a diferença de preço entre eles. 

Fonte: Portobello
O rejunte é colocado como uma função estética  em relação ao piso e ao azulejo, preenchendo as juntas entre as placas, garantindo a uniformização superficial. A capacidade de estanqueidade, evita a penetração de água e umidade, tornando assim, o revestimento mais salubre.

Fonte: Blog - Joli
Outra função importante é a maleabilidade que o rejunte possui proporcionando alívio de tensões para o plano revestido. Isso facilita a troca de placas quando há necessidade de manutenção. O rejunte também é utilizado para compensar irregularidades dimensionadas das placas, facilitando o alinhamento.

Fonte: Pinterest
Existem quatro tipos de rejunte: Rejunte Cimentício para porcelanato, Rejunte cimentício para cerâmica, Rejunte epóxi e Rejunte acrílico.

·         Rejunte cimentícios é composto de Cimento + agregados minerais (areia fina) + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte acrílico é composto de uma resina acrílica + cimento + agregados minerais + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte epóxi é composto de um produto biocomponente de resina epóxi e catalisador (que provoca endurecimento da massa);

Fonte: Pinterest - Rejunte Cimentício

Fonte: Quartzolit - Rejunte acrílico
Fonte: You Tube- Rejunte Epoxi
As formas de escolha do rejunte são muitas; você pode optar pela a cor,  escolhendo qual rejunte combina com seu piso, realizando diversas combinações muito bacanas.

Fonte: Comprando meu Ape

Outra forma de escolha é em qual ambiente você irá utilizá-lo. Todos os tipos de rejunte podem ser colocados, tanto em áreas externas quanto internas. Os rejuntes do tipo epóxi são indicados em áreas que possuem intenso contato com água e produtos químicos como piscinas e fachadas. Apenas para as pastilhas inox, metalizadas e espelhadas é que existe um tipo de resina especial para não arranhar as peças.

Fonte: Casa de Amados

O tamanho da junta também influencia na escolha do rejunte. Os rejuntes cimentícios são indicados para juntas maiores, já o acrílico e o epóxi são indicados para juntas menores.
Há diferença de preço entre os tipos de rejuntes, o cimentícios são mais baratos, pois são mais rugosos e ásperos que os  de epóxi e acrílicos. 

Fonte: Betadecora
Pessoal, hoje fiz uma síntese dos principais tipos de rejuntes, claro que para cada um existem diversas especificidades, que devem ser sempre pesquisadas na hora da compra do produto a ser utilizado. Sempre fique atento aos rótulos dos fabricantes e não tenha preguiça de pesquisar. Outra dica importante é ver o serviço do profissional envolvido, pois existe uma forma correta de aplicação para cada produto, se não houver cuidado na aplicação pode manchar a peça e até  mesmo perdê-las.
Aquele abraço, qualquer dúvida, por favor, me contate, deixe sua dica e opinião e se gostou compartilhe.
Abraços e até a próxima.


Fonte: engenheironocanteiro.com.br/
leroymerlin.com.br/

26 de janeiro de 2017

Versatilidade, beleza, resistência : Porcelanato



Olá pessoal, hoje vou falar sobre o revestimento Porcelanato, este que é atualmente o queridinho dos arquitetos e designers. Este revestimento possui algumas diferenças entre sua constituição, além de poder ser usado de variadas formas.
Neste Post também vou explicar um pouco sobre os PEI's que são  categorias de resistência, as quais devem ser observadas na hora da compra de um revestimento cerâmico que será colocado no piso. Então vamos lá! Saber um pouco mais sobre a estrela do post: o Porcelanato.

http://www.biancogres.com.br-porcelanato-esmaltado
O Porcelanato é um revestimento  que surgiu no Brasil há uns vinte anos, sendo importado da Itália. Gerou uma grande aceitação do mercado brasileiro por apresentar alta resistência, homogeneidade e excelente acabamento.
Cozinha Portobello
O porcelanato é constituído de porcelana e diversos minerais, passando uma queima de mais de 1200 graus Celsius. Por receber esse processo, o porcelanato é homogêneo, possui uma aparência vitrificada, além de ser menos poroso, absorvendo assim menos água.
http://www.portodesign.com.br/porcellanato-italiano-italgraniti/
 O porcelanato é um revestimento muito versátil, pode ser colocado em áreas internas e externas e áreas de grande tráfego. Também é utilizado como revestimento de bancadas de banheiros e cozinhas.
http://comprandomeuape.com.br/
O porcelanato pode ser classificado em dois tipos: "Toda Massa" ou "Porcelanato Técnico”) e "Esmaltado”. O porcelanato Toda Massa ou Técnico é um material que não possui qualquer tipo de esmalte, apresenta  um baixo índice de absorção, podendo ser polido ou natural. Já o porcelanato Esmaltado é um revestimento que possui esmalte em seu material, sua vantagem é proporcionar maior resistência a manchas. 
Portobello- "Toda Massa"
Biancogress - Esmaltado
Com uma espessura normal pode-se encontrar porcelanatos com acabamento se superfície natural (NAT), polido e para uso de áreas externas (EXT). O acabamento das bordas também possui diferenças, quando o revestimento é reto é chamado de retificado (RET), quando possui as bordas levemente arredondadas é chamada de BOLD.
Portobello- "BOLD"
Portobello - Retificado
O porcelanato retificado possui um acabamento mais uniforme, já que o rejunte fica no mesmo nível do porcelanato e o espaçamento entre as peças são menores, já o BOLD não possui a mesma homogeneidade,  pois o rejunte fica em um nível abaixo das peças.
http://www.exteriordecorado.com - porcelanato em area externa
 Há muita duvida em relação sobre qual PEI do piso pode ser interessante para usar em determinado ambiente. Apresento aqui um resumo que pode te auxiliar na hora da escolha.

PEI 1: indicado para áreas com pouquíssimo atrito, por isso a instalação em paredes é mais recomendada.
 PEI 2: tem baixa resistência e é indicado para áreas com pouca circulação.
 PEI 3: intermediário do grupo, e por isso já tem maior durabilidade e pode ser instalado dentro de casa.
PEI 4: a qualidade já é bem maior e a instalação pode ser feita em áreas com mais circulação como hall de entrada e salas.
 PEI 5: considerado o de melhor resistência e por isso sua durabilidade é maior. Pode ser usado em áreas externas e com muita transição de pessoas.
 
http://porcelanato.com/
Outro estilo que está bem em voga é o porcelanato Líquido, este é um tipo de piso monolítico feitos de resina, logo é lembrado como porcelanato devido ao seu aspecto brilhante. Não vou entrar mais em detalhes, pois esse tipo de revestimento será comentado em outro post.
Apresentei aqui algumas breves dicas, sobre a utilização desse revestimento que é a coqueluche  do momento. E você tem alguma sugestão? Deixe aqui a sua dica ou seu
comentário sobre o que achou do post.

Textos baseados:



http://casaeconstrucao.org/revestimentos/tipos-de-porcelanato/


http://dicasdearquitetura.com.br/porcelanato-liquido-ou-pisos-de-resina/

18 de janeiro de 2017

O que é Granito e Mármore?



Fonte: http://casaeconstrucao.org/pedras/marmore-carrara-tudo-sobre/


Olá pessoal, voltei a escrever no blog. Eba!!!! Para esse retorno eu vou falar das rochas naturais: o Granito e  o Mármore. Muitas pessoas as confundem, porque não sabem ao certo qual delas pode ser ideal para determinado ambiente, ou mesmo porque não sabem quais são as diferenças entre elas e quais são os estilos que existem. Então vamos começar a conhecer esses revestimentos incríveis, let's play!

GRANITO



O Granito é uma rocha ígnea* que é muito usada como material de construção. Suas propriedades são a dureza, baixa porosidade, baixa permeabilidade e estabilidade térmica. 





A dureza do granito o define como excelentes balcões, pois, pode  resistir a altas pressões e  a diversos elementos. A estabilidade térmica que o granito possui impede que ele se danifique e sofra erosão devido às mudanças drásticas de temperatura.


Outra propriedade que é muito importante do granito é que ele é impermeável à erosão química e manchas, ou seja, você pode fazer um suco de limão em cima da sua linda bancada de granito.

MÁRMORE 




O Mármore é uma rocha metamórfica*que dependendo de seus minerais apresenta variadas colorações. O Mármore é usado em decorações, escultura e confecções de objetos ornamentais.


O Ideal de usar o mármore são em áreas internas, pisos de baixo tráfego, paredes e móveis onde não tenha contato com produtos químicos, pois elas são porosas, quando não polidas. Elas são muito resistentes a choque e intempéries.   




Então nessa postagem quis trazer um breve esclarecimento sobre que são essas rochas as quais fazem parte do nosso cotidiano e sempre ficamos na dúvida quais delas comprar e onde colocar. Em outra postagem vou falar dos tipos de granitos e mármores e quais as diferença entre seus preços. Espero que tenha esclarecido, até a próxima!!

*As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”. Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. As rochas magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.

*Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.

Fonte: 

Texto


http://www.ehow.com.br/propriedades-tipos-granito-info_159594/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/marmore.htm

http://faculdadeinap.edu.br/materiais_didaticos_disciplinas/materiais%20e%20tecnologia/rochas_marmores_e_granitos.pdf

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rochas-Igneas.htm

https://www.vivadecora.com.br/foto/114144/lavabo-sofisticado-em-marmore-travertino-e-papel-de-parede-em-seda-na-cor-berinjela

Imagens

http://parquesantaines298.blogspot.com.br/2015/07/bancadas-oi-meus-queridos-tudo-certinho.html

http://www.magmapedras.com.br/piso-de-granito/piso-de-granito-ornamental/empresa-de-pisos-de-granito-para-area-externa-no-ipiranga

http://www.dutramarmoraria.com.br/cat007.html

http://blog.decoradornet.com.br/visita-intima-a-casa-de-kelly-klein-em-palm-beach/