20 de fevereiro de 2017

conforto e aconchego que uma casa de praia merece

Fonte: kikagontijohome
Olá pessoal, hoje vou falar sobre arquitetura de praia. Como está chegando a época de carnaval e muitas pessoas vão passar o feriadão na região litorânea,  na hora de escolher uma casa para alugar é bom observar alguns elementos arquitetônicos que ajudam no bem estar e conforto da estadia.
Também esse post vai dar algumas dicas para quem quer construir uma casa na praia, já que um projeto bem feito, evita muitos aborrecimentos futuros.

Então vamos lá!
Fonte: vivaocondominio
Para fazer um projeto na região litorânea existem três fatores que devem ser levados em conta: a maresia, a umidade e a temperatura. Esses são determinantes no projeto da casa tão sonhada.
O primeiro elemento que deve se evitar neste tipo de  construção são as esquadrias (portas e janelas) de ferro, com o calor e a maresia elas vão enferrujar. A melhor escolha seria o PVC e, ou o alumínio. 
Fonte: revistasuacasa.arq.br
O segundo elemento que deve ser descartado são revestimentos que desbotam com facilidade, esse  cuidado deve ser levado em consideração por conta da radiação solar intensa da região litorânea. A madeira é um elemento a ser evitado, pois ela facilmente desbota, no entanto esse processo de desbotamento pode ser evitado com uso de um selante específico. Recomendo evitar pisos esmaltados, eles são facilmente danificados devido a areia da praia. A melhor dica  é usar pisos frios como cerâmicas e porcelanato. 
Fonte: www.mundodastribos.com
Outro elemento que é essencial no projeto de uma casa na praia é a ventilação cruzada, esse tipo de estratégia evita mofo e o desconforto com o calor. O ideal é colocar grandes janelas e portas e um pé direito alto, pois ajudam no arejamento da casa.
Uma dica bacana  é colocar uma ducha na entrada da casa, para que as pessoas não  entrem com areia nos pés. 
Fonte: arkpad.com.br
Uma sugestão superimportante é uso de varandas, elas evitam que o sol incida diretamente no ambiente interno, além de proporcionar lugares de estar com os amigos e familiares.  Grandes vidraças são muito importantes, pois clareiam o ambiente e permitem que o calor do sol evite fungos e mofos.
Fonte: Youtube
A decoração deve sempre ser pensada com tecidos impermeáveis e sintéticos. Use e abuse de cores claras e vibrantes, e por fim se você puder colocar um jardim sua casa será um paraíso.  
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Hoje dei algumas dicas para quem vai construir e para quem vai alugar uma casa na praia. Observem esses detalhes, pois, eles vão trazer todo o conforto e aconchego que uma casa de praia merece.

Gostou?! Comente e compartilhe.
Até a próxima

Fonte do texto: delas.ig.com.br/casa/arquitetura/

14 de fevereiro de 2017

Um detalhe importante: O rejunte!

Fonte: Leroy Merlin


Muitas vezes ficamos eufóricos na escolha dos revestimentos cerâmicos e azulejos quando fazemos reformas ou obra nova, ao ponto de não dar muita importância ao detalhe importante, o rejunte. Na publicação de hoje vou explicar a função do rejunte, quais tipos existem, quais suas propriedades e a diferença de preço entre eles. 

Fonte: Portobello
O rejunte é colocado como uma função estética  em relação ao piso e ao azulejo, preenchendo as juntas entre as placas, garantindo a uniformização superficial. A capacidade de estanqueidade, evita a penetração de água e umidade, tornando assim, o revestimento mais salubre.

Fonte: Blog - Joli
Outra função importante é a maleabilidade que o rejunte possui proporcionando alívio de tensões para o plano revestido. Isso facilita a troca de placas quando há necessidade de manutenção. O rejunte também é utilizado para compensar irregularidades dimensionadas das placas, facilitando o alinhamento.

Fonte: Pinterest
Existem quatro tipos de rejunte: Rejunte Cimentício para porcelanato, Rejunte cimentício para cerâmica, Rejunte epóxi e Rejunte acrílico.

·         Rejunte cimentícios é composto de Cimento + agregados minerais (areia fina) + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte acrílico é composto de uma resina acrílica + cimento + agregados minerais + pigmentos + aditivos e polímeros;
·         Rejunte epóxi é composto de um produto biocomponente de resina epóxi e catalisador (que provoca endurecimento da massa);

Fonte: Pinterest - Rejunte Cimentício

Fonte: Quartzolit - Rejunte acrílico
Fonte: You Tube- Rejunte Epoxi
As formas de escolha do rejunte são muitas; você pode optar pela a cor,  escolhendo qual rejunte combina com seu piso, realizando diversas combinações muito bacanas.

Fonte: Comprando meu Ape

Outra forma de escolha é em qual ambiente você irá utilizá-lo. Todos os tipos de rejunte podem ser colocados, tanto em áreas externas quanto internas. Os rejuntes do tipo epóxi são indicados em áreas que possuem intenso contato com água e produtos químicos como piscinas e fachadas. Apenas para as pastilhas inox, metalizadas e espelhadas é que existe um tipo de resina especial para não arranhar as peças.

Fonte: Casa de Amados

O tamanho da junta também influencia na escolha do rejunte. Os rejuntes cimentícios são indicados para juntas maiores, já o acrílico e o epóxi são indicados para juntas menores.
Há diferença de preço entre os tipos de rejuntes, o cimentícios são mais baratos, pois são mais rugosos e ásperos que os  de epóxi e acrílicos. 

Fonte: Betadecora
Pessoal, hoje fiz uma síntese dos principais tipos de rejuntes, claro que para cada um existem diversas especificidades, que devem ser sempre pesquisadas na hora da compra do produto a ser utilizado. Sempre fique atento aos rótulos dos fabricantes e não tenha preguiça de pesquisar. Outra dica importante é ver o serviço do profissional envolvido, pois existe uma forma correta de aplicação para cada produto, se não houver cuidado na aplicação pode manchar a peça e até  mesmo perdê-las.
Aquele abraço, qualquer dúvida, por favor, me contate, deixe sua dica e opinião e se gostou compartilhe.
Abraços e até a próxima.


Fonte: engenheironocanteiro.com.br/
leroymerlin.com.br/