28 de dezembro de 2015

Coberturas!

Ouro Preto
Olá pessoal hoje vou falar de coberturas.  As coberturas são definidas de acordo com a escolha formal do projeto arquitetônico, sua função essencial é a proteção da edificação de intempéries. Basicamente as coberturas devem atender aos requisitos: 1) Utilitários, ou seja, ter impermeabilidade, leveza, isolamento acústico e térmico. 2) Estética, seguindo a linha arquitetônica proposta 3) Econômica,  o custo da solução adotada, durabilidade e fácil manutenção dos elementos que compõe a cobertura. 

Ouro Preto
Para especificar o telhado ideal para a construção, o profissional deve observar alguns fatores como : O clima. Esse fator indica se a região é fria, quente, venta, cai neve, etc., determinando assim, os detalhes da construção, de acordo com as necessidades de cada situação.
Os detalhes que devem ser definidos no projeto arquitetônicos são o sistema de drenagem, escoamento, elementos de proteção e captação de água. 

a) Detalhes inerentes ao projeto arquitetônico: rufos, contra-rufos, calhas, coletores e canaletas;

b) Detalhes inerentes ao projeto hidráulico: tubos de queda, caixas de derivação (As Caixas de Derivações são acessórios que permitem realizar todas as soluções de um sistema de instalação aparente) e redes pluviais.


Tipos de Coberturas:

Coberturas Minerais:

Adicionar legenda
Fonte: http://wwwo.metalica.com.br/


As coberturas Minerais são compostas de telhas feitas de pedras em placas, muito utilizadas na antiguidade, como em castelos medievais. Esse tipo de cobertura é feito para determinados efeitos estéticos, como grandes declividades do telhado. Atualmente esse tipo de cobertura utiliza telhas com materiais mais leves. 

Cobertura em Vegetal - Sapé
Fonte: http://wwwo.metalica.com.br/
São caracterizadas pelo uso de folhas de árvores, que são sobrepostas no ripamento.

Fonte: www.scalimendes.com.br


Coberturas com membrana

Fonte: techne.pini.com.br

Elas são caracterizadas por serem feitas com lonas (membranas plásticas), que pode ser assentadas sobre estruturas de madeiras, de aço,ou atirantadas em estruturas de aço. 
Coberturas Metálicas
Fonte: www.tslengenharia.com.br


Caracterizadas por sistemas estruturais sofisticados, em estruturas metálicas articuladas, com vedação de elementos plásticos, acrílicos ou vidros.

Coberturas em Casca

Fonte: www.revistacasanova.com.br
Caracterizadas por estruturas de lajes em arcos, em concreto armado, tratadas com sistemas de impermeabilização;

Coberturas com Telhado Estilo Colonial


Um dos modelos de telhados mais populares são os telhados de estilo colonial. São telhados construídos geralmente sobre uma estrutura de madeira utilizando telhas cerâmicas colonial, que são telhas de canal profundo, com ótima vazão de águas pluviais, composto por duas partes iguais separadas, denominadas capas e bicas.

Coberturas Planas
Os sistemas de apoio de coberturas planas podem ser executados em: madeira, metal ou concreto armado (podendo ser misto, também). A escolha e definição do material são determinadas pelas exigências técnicas do projeto, como o estilo, a função, o custo, vão de sustentação, etc.

Cobertura plana em Madeira


Fonte: www.galeriadaarquitetura.com.br
Cobertura plana em Metal:


Fonte: www.archdaily.com.br
Cobertura em Concreto Armado: 


Fonte: www.deolhonaobra.com.br

Então pessoal, hoje falei um pouco sobre os tipos de coberturas. Sempre devemos entender que além da estética o telhado deve ser muito bem escolhido, para sempre o seu espaço estar protegido.

Textos baseados nos sites: http://www.metalica.com.br/

http://www.telhados.srv.br/

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário