10 de dezembro de 2015

MDF ou MDP



Olá Pessoal, muito se discute o que usar:  MDF ou MDP, alguns falam que um é bom, outros falam que o outro ruim, mas na verdade o que são esses dois tipos de materiais? Hoje vou falar deles e como são aplicados.
A cada dia que passa o MDF  e o MDP, são produzidos em larga escala, eles vêm para substituir aglomerados de baixa qualidade e madeiras maciças.

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard (chapa de fibra de madeira de média densidade), é um painel de fibras de madeira de densidade média, composto por camadas externas com densidade superior a uma camada interna com menor densidade e máxima uniformidade.


Embora muito utilizado no setor moveleiro, o material tem larga utilização na construção civil (pisos, divisórias, portas e revestimentos), indústria automobilística, embalagens e brinquedos. A maior vantagem é que tanto os painéis de MDF como os de MDP são produtos certificados com ISO 9000 (qualidade), 14000 (legislações ambientais) e FSC (correto manejo das florestas).




Comparado ao MDP, é mais fácil de manusear, pois tem propriedades mecânicas superiores. Assim, resiste melhor à abrasão (desgaste) e à umidade. As camadas superficiais têm alta densidade, o que assegura um acabamento mais uniforme nos processos de impressão, pintura, usinagem e revestimentos. Essa versatilidade faz com que o MDF seja sempre o predileto nos projetos arquitetônicos e de design.



O MDF não é um painel estrutural, portanto não possue propriedades físico-mecânicas adequadas para este tipo de aplicação.



O MDF deixa a fábrica isento da presença de insetos, já que durante o processo produtivo, as fi bras são submetidas à elevada temperatura e pressão. Porém, sendo um produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles, quando aplicado ou estocado em ambientes infestados de cupins.



MDP

É a abreviação para Medium Density Particleboard (painel de partículas de madeira de média densidade). É o material mais utilizado no mundo todo pelo setor moveleiro. Isso porque sua produção utiliza menos matéria-prima, o que resulta, de certa forma, em custo-benefício melhor, se comparado ao MDF.




Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, bases superiores e inferiores, além de frentes e laterais de gavetas. Além disso, ele resiste melhor ao arrancamento de parafusos e empena com menos facilidade.


DURABILIDADE

A vida útil de ambos é semelhante à da madeira natural. É preciso apenas protegê-los da umidade, pois a resistência à água é limitada. A limpeza dos painéis de madeira deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saiam gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais.


Em termos de valores, o MDF pode custar 30% a mais que o MDP, porém é mais resistente.

Um comentário: